Thursday, October 19, 2006
Dislexia e outras
dificuldades de aprendizado
& arte como inclusão cultural,
digital e estímulo motivador.
A Dislexia hoje atinge a mais de 15% da população mundial. Apoiando este evento e levando-o para sua escola ou entidade você poderá abrir espaço para milhares de jovens que sofrem desnecessáriamente . As informações contidas nestas palestras podem alertar milhares de pais de jovens e crianças da "incapacidade "causada pelo preconceito e desinformação e presentear a sociedade com cidadãos hiper capacitados!
Odilon e Malouh Cavalcanti
E equipe Terra da PAZ
Tel 11 4485-4061
mail:dilou@terra.com.br
Conheça os programas
de Responsabilidade Social
Terra da PAZ
O ciclo de palestras para educadores educandos do Terra da PAZ está no ar!
Resultados: reconhecimento, muitos agradecimentos e descobertas por parte dos participantes!
Informativo Terra da PAZ (release)
As Cinco palestras sequenciadas ,
com Apresentação e definição de
Fátima Lay,
Educadora, mestranda em Distúrbios do Aprendizado,objetivou e suscintamente introduziu as principais definições do distúrbio e de suas conseqüência para os portadores, familiares e professores.
Em seguida Mariângela Nico, (nossa convidada)
psicóloga, fonoaudióloga e principal palestrante as ABD – Associação Brasileira de Dislexia, e representante da entidade junto a diversos orgãos internacionais, com seu conhecimento extenso da matéria, descreve seu trabalho, aprofundando ainda mais os conceitos e também o histórico não só das próprias definições, como métodos de diagnóstico, articulações entre Associações Internacionais e os esforços realizados para o apoio cada vez mais amplo aos portadores e seus círculos sociais e funcionais.
No intervalo um estimulo aos sentidos, incenso,belos arranjos com vegetação da região feitos em pratica parte do trabalho desenvolvido por Gabriela Cavalcanti e Malouh Gualberto. Os papos e reencontros acontecendo dentro dos temas do estímulo dos sentidos, enfim o exemplo de utilização positiva da sensibilidade.
Em seguida Gabriela Gualberto Cavalcanti
artesã, arte educadora, artista gráfica, decoradora, deu seu depoimento como disléxica, ainda não diagnosticada, e arte educadora voltada para o trabalho com crianças, culmina com a apresentação de um trabalho realizado na Escola Ceducan (Serra da Cantareira): uma instalação de um percurso de arte ambiental sensorial falou da sua experiência pratica do dia a dia, e seu trabalho com crianças.
Malouh Gualberto,
publicitária, autodidata, conviveu com a dislexia durante sua vida, empresária, coordenadora e divulgadora do Terra da PAZ, criadora da Escolinha da Vida , trabalho de educação recreativa através dos sentidos e centrado em arte arte,capacitada em Biodança e Paulo Freire. primeiramente dá um depoimento sobre a reversão da dislexia, posteriormente descreve seus estudos sobre os sentidos e a percepção, sentidos e a predominância de cada indivíduo, descreve também a percepção mundo em cada um desses sentidos e chama atenção para como cada aluno pode ver o mundo através de seu sentido predominante. .A visão do divulgador, de uma sociedade e suas percepções. A mídia vive das percepções. A captação da atenção do aluno ou do cliente vem do cuidado devido com a percepção.
E, finalmente Odilon Cavalcanti,autor do livro "Um papel de cada um"artista plástico e gráfico, estudou Arquitetura, foi capacitado em Psicodança (Biodança) e metodo Paulo Freire, há 30 anos desenvolve trabalhos de responsabilidade social pesquisando e criando um método de desenvolvimento humano através da Arte, ex interlocutor do Projeto Asa junto a diversas entidades como Instituto Ayrton Senna, diretor e criador do Projeto e Método Terra da PAZ e em seguida, apresenta os conceitos norteadores do Projeto Terra da PAZ, discorre sobre centralidade em Arte e o desenvolvimento humano, autoralidade, auto estima, harmonização entre RAZÃO E EMOÇÂO , fala-nos sobre e como estes conceitos podem servir a crianças e jovens adultos enfim a todos portadores de Dislexia ou não.
Informações:
e.mail Terra da PAZ:
terradapaorm@terra.com.br
ou pelo tel 11 44854061.
site: www.terradapaz.org
0 Comments:
Post a Comment
<< Home